O Trabalho de Campo (TC) constitui uma extraordinária oportunidade de articulação dos saberes abordados em sala de aula com os fenômenos naturais e culturais do “mundo real”. O TC manifesta-se como metodologia rica em possibilidades de estimular a pesquisa como um princípio educativo. Organizado em três fases distintas e complementares (pré-campo, campo e pós-campo), esta proposta pedagógica é muito apreciado pelos estudantes, não apenas por romper com a linearidade imposta pelo cotidiano escolar mas, principalmente, por instigar sua curiosidade e desejo por novos conhecimentos.

Em 2018, os Trabalhos de Campo no Colégio Alfa CEM Bilíngue estarão alinhados para proporcionar aos estudantes “Um olhar investigativo sobre o Sertão Carioca”. Trata-se da exata região de entorno de nossas unidades, formada pela Baixada de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca. Entre os principais objetivos da pesquisa estão: (1) conhecer o complexo lagunar; (2) conhecer a biodiversidade encontrada em restingas, manguezais e florestas remanescentes; (3) identificar possíveis soluções para os conflitos provenientes da tensão entre preservação e urbanização deste patrimônio carioca.

Preparamos um roteiro diferente para cada série, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental 2. A proposta é que ao término do ano letivo tenhamos um mosaico formado pelos resultados de pesquisa de cada grupo e desta maneira, possamos melhor compreender este belo cenário que temos ao redor, suas maravilhas e desafios.

[fbcomments]

ARTIGOS RELACIONADOS