Cultura brasileira como instrumento de motivação para leitura e escrita

Foto por Colégio Alfa CEM

O Folclore brasileiro é uma fonte inesgotável de conhecimento. Desta forma, foi utilizado como instrumento de motivação para leitura, escrita e interpretação com os alunos do Primeiro Ano do Ensino Fundamental. Além de aprender sobre a cultura brasileira e conhecer mais a fundo a história do Saci, as crianças puderam reformular a lenda, construindo um novo texto coletivamente. Visando tornar a aula mais dinâmica e atraente, a professora utilizou recursos audiovisuais para apresentar um vídeo animado sobre o tema. Após a transmissão do filme, a turma levantou questionamentos sobre a história, problematizando os fatos que mais chamaram a atenção. A partir de suas próprias indagações, fizeram uma releitura da história, escrevendo um novo texto. Para finalizar a atividade, realizaram uma dobradura do gorro e ilustraram o personagem principal do conto, deixando a criatividade comandar a arte.

 

Ao utilizar metodologias ativas em sala de aula, o Colégio Alfa CEM garante a diversificação dos estímulos pedagógicos e torna o ensino mais eficiente. Afinal, o uso de diferentes mídias, a alternância estratégica entre o trabalho individual e o trabalho coletivo, incentivos à tríade reflexão/problematização/crítica colocam o estudante no centro do processo e asseguram atmosfera lúdica para um aprendizado simultaneamente sólido e significativo. 

[fbcomments]

ARTIGOS RELACIONADOS

Filter by
Post Page
Unidade Jacarepaguá Ensino Fundamental 1 Unidade Barra da Tijuca Unidade Arena Educação Infantil Unidade Barra Riviera Ensino Médio Ensino Fundamental 2 Youtube
Sort by